Sempre me interessei por carros e gostaria de saber um pouco mais sobre carros nacionais, lembro que o primeiro carro que o meu pai comprou foi uma Brasilia na cor marrom, eu era bem pequeno, teve também um Corcel I GT marrom com capô preto, muito bonito o carro, Ford Belina, Corcel II, Ford Del Rey, Chevette.
A partir desta influencia e curiosidade sobre a história dos carros produzidos no Brasil, desde o primeiro modelo considerando montagem e distribuição, lógico que vários modelos são projetos de outros países mas com montagem nacional, resolvi fazer uma pesquisa própria e compartilhar com os amigos do blog.
DKW - Vemag
A Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A) empresa que iniciara suas atividades no ano de 1945, montava e distribuia automóveis Studebaker, Massey Harris, Scania Vabis, Kenworths e Ferguson.
No final dos anos 50 a Vemag produziu o primeiro carro fabricado no Brasil sob licença da fábrica alemã DKW (Dampf-Kraft-Wagen, que significa carro de força a vapor, fábrica líder nos anos 20 na produção de motocicletas e carros com motores de 2 tempos ), a Vemag localizava-se na Cidade de São Paulo, Bairro Ipiranga produziu 1.166 unidades da Camioneta Vemaguet no ano de 1957, cópia do modelo alemão DKW fabricado pelo Grupo Auto Union.
No ano de 1958 a Vemag produziu um carro modelo off road chamado Candango visando o mercado militar, o nome Candango foi em homenagem aos operários que participaram da construção de Brasilia. Este modelo é derivado de um modelo alemão que foi utilizado pela policia alemã e forças armadas de vários países, o Munga, modelo abaixo:
Candango
O Candango foi produzido com capota rígida em aço e com capota em lona, mas com poucas variações, as principais foram entre os modelos Candango 4 e Candango 2. A diferença esta na tração das rodas, o Candango 4 tinha tração permanente nas quatro rodas enquanto o Candango 2 havia tração apenas nas rodas dianteiras. O Candango foi produzido até o ano de 1963, principalmente porque os militares não demostraram interesse em sua aquisição.
No ano de 1963 o Modelo da Vemaguet , a Caiçara era uma versão mais simples, despojada, sem os cromados, com grade, calotas e para-choques pintados, estofamento mais rústico e simples e porta traseira inteira ao invés de duas folhas.
Em 1962 foi lançado o modelo DKW Fissore, mas chegou no mercado apenas no ano de 1964 em função de melhorias em acabamento. Modelo idealizado pelas Carrocerias Fissore, da Itália, modelo que representou a tentativa da Vemag entrar no mercado de carros mais sofisticados.
Em 2008 foi lembrado durante o lançamento do Fiat Siena pela semelhanças em suas linhas e pela localização de lanternas e faróis.
Outro modelo Vemaguet do ano de 1965 "Pracinha", um modelo popular, financiável pela Caixa Econômica Federal, com aberturas das portas no sentido tradicional, modelo rústico que não havia porta luvas, luz interna, esguicho para o limpador de para brisas e nem revestimento no porta malas.
No ano de 1958 foi produzido o modelo sedã O Grande DKW-Vemag que mais tarde no ano de 1961 passou a ser denominado de Belcar.
No ano de 1964, a segunda geração passa a ter as aberturas das portas no sentido tradicional e as maçanetas das portas sofrem alterações.
No ano de 1967, a terceira geração sofre modificações, a frente recebe uma grade que envolve seus novos quatro faróis e seus equipamentos eletronicos passam a funcionar em 12v, em setembro do mesmo ano é lançada a sérieS com o motor do Fissore e em dezembro é encerrada a sua produção em função da absorção do Grupo Auto Union ( incluindo as marcas Audi e DKW) pela Volkswagen, foi quando a Volkswagen brasileira assumiu o controle da Vemag e suspendeu definitivamente a produção.
Alguns modelos baseados na mecânica DKW-Vemag.
A Vemag produziu alguns modelos esportivos ou protótipos baseados na mecânica DKW disponibilizada no Brasil. A Lumimari e depois a Puma Veículos e Motores ofereceram ao mercado brasileiro o Malzoni GT, produzido no início doas anos 60 um modelo esportivo com dois lugares, diretamente para as pistas de corridas e em pouco tempo recebeu uma versão em fibra de vidro.
O Malzoni sofreu algumas melhorias na estética, oque levou ao nascimento do Puma DKW e da Puma Veículos e Motores.
O protótipo chamado MB foi apresentado no Salão do Automóvel em 1962 em São Paulo, um modelo esportivo com carroceria de fibra de vidro, poderia ser produzido em duas versões, uma com capota rígida e outra com capota de lona ou de plastico oque não aconteceu, pois se estima que foram produzidos apenas três exemplares.
Carcará, automóvel projetado e construído com o objetivo de estabelecer recordes de velocidade para veículos com motores de 1000cc, com uma carroceria aerodinâmica utilizada sobre um chassis de Fórmula Júnior e mecânica DKW, com a marca estabelecida de 212,903 km/h em 1966, foi o primeiro carro nacional e sul-americano de velocidade em linha reta a atingir esta velocidade.
Este modelo foi produzido apenas um exemplar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário